Garota negra: reconheça sua beleza 2 comentários


Hello Pipol, tudo bem com vocês?

Você já parou pra pensar como a mulher negra é afetada pelo padrão de beleza eurocêntrico?

Todos nós temos coisas no nosso corpo que não gostamos, ninguém está 100% satisfeito. Isso acontece porque aprendemos a “reconhecer a beleza” em padrões específicos.

Falar de “padrão de beleza” é tãaao manjado, né? Mas é realmente isso que acontece. Imagine só! Pegar o mundo com 7 BILHÕES de pessoas, e dizer que TODAS elas serão bonitas, apenas, e somente se forem de UMA FORMA! Isso é tão cruel! Essa cultura eurocêntrica, destrói a auto estima de garotas negras por todo o mundo dizendo que “o cabelo dela não é o certo, a pele dela não é o tom certo, o corpo dela tem curvas demais, a boca dela é grande demais, o nariz é grande demais”. Só o fato de existirmos e respirarmos esse oxigênio, já somos demais.

Sei que garotas brancas também sofrem com esse padrão, mas você já reparou como esse sistema cruel simplesmente MASSACRA mulheres negras? Só servimos pra ser suuuuper sexualizada no carnaval, pra ser a gostosa que tem samba no pé. E na hora de assumir relacionamento, os caras somem. Na entrevista de emprego, nós “não estamos no perfil da empresa”, e só tem uma chance mínima se estiver embranquecida ao máximo, com cabelo alisado, nariz suuuuper fino, ou disfarçado por um milhão de técnicas de contorno…

12310656_1613995255515986_3928773321730048021_n

beleza negra

A negra  na televisão é embranquecida pelas emissoras e em todos os meios de mídia vemos isso se repetindo.

As pessoas tem a necessidade de falar pro outro “você nem é tão negra assim…” como se ser negra e ter o nariz largo fosse algo feio ou ruim… Embranquecimento e tentativa de se encaixar nos padrões não é vantagem pra ninguém. Na verdade, essas situações só causam dor. Por tentar ser, algo que nunca seremos.

Dica do dia:

Aprenda a valorizar o que você tem de melhor, aprenda suas potencialidades e dê o seu melhor. Não dá pra agradar todo mundo, nem fugir quem somos. Só aceitação liberta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “Garota negra: reconheça sua beleza