Entenda o caso Kesha x Dr. Luke 2 comentários


Hello Pipol, tudo bem com vocês?

Essa semana um assunto tem dominado a internet, é o caso Kesha x Dr. Luke. A situação é polêmica, e se você está por fora dessa briga de cachorro grande, eu venho esclarecer pra vocês.

Para conhecer Kesha – clique aqui

Para conhecer Dr. Luke – clique aqui

Kesha é contratada da Kemosabe Records, selo do Dr Luke dentro da Sony Music e seu último álbum de estúdio foi Warrior (2012). Desde então a cantora tem sofrido distúrbios alimentares, deu entrada em uma casa de reabilitação em 2014 pra se tratar (a mesma clínica que Demi Lovato se tratou em 2010).

Nesta época Kesha revelou que seu produtor, Dr.Luke dizia que ela se parecia com uma “gelatina flácida e gorda” dentre outros insultos. E sua mãe alega que por isso, a filha teria desenvolvido bulimia. Depois de desaparecer da mídia por alguns meses, a cantora entrou com processo contra Dr. Luke alegando que ele a pressionava, sendo a causa de seu comportamento e instabilidade emocional, e solicitou que ele a liberasse para lançamentos em outras plataformas. Mais tarde, a Sony foi incluída no processo como responsável pelo tratamento inadequado que ela sofria com o produtor.

No mesmo ano (2014) Kesha afirmou ter sido forçada a usar drogas para que Dr Luke se aproveitasse dela sexualmente.

No processo, fica o pedido:

  • Liberdade de gravar e produzir com quem ela quiser
  • Indenização punitiva: quantia definida pelo tribunal
  • Decisão de anulação dos contratos de Kesha e Dr. Luke com suas empresas, gravadoras, editoriais etc.

Pouco mais de um ano depois…

Na última sexta feira (19/02) aconteceu o primeiro julgamento, onde Kesha perdeu para Dr Luke.

A juíza responsável alegou ao advogado de  Kesha que ela “não apresentou razões válidas” e que “estariam pedindo ao tribunal para dizimar um contrato que foi fortemente negociado e típico para a indústria“.  “Meu instinto é fazer a coisa mais razoável comercialmente“, acrescentou. Já que Dr. Luke teria investido mais de 60 milhões na carreira da cantora e não a proibiu de gravar com outros artistas, como a defesa havia alegado.

kesha-2

Um representante de Dr. Luke falou com o site TMZ e alegou: “Se Kesha agora lamenta que sua carreira está atolada em procedimentos judiciais, é inteiramente culpa dela. Foi Kesha que escolheu iniciar um processo falsamente alegando abusos para ganhar vantagem nas negociações de contrato, e agora ela deve aceitar as consequências de suas ações míopes. Enquanto ela continuar com essas falsas alegações de abuso contra Dr. Luke e permanecer em violação de seus contratos, ele continuará a proteger sua reputação profissional e pessoal, bem como dos seus direitos contratuais em um tribunal“.

O processo só deve terminar em 2017 e, até lá, a cantora não pode fazer shows, lançar canções, ou seja, retomar a carreira. E o pior é que caso Dr.Luke ganhe, a trajetória de Kesha na música acabará.

#FreeKesha

Após a mídia noticiar o que havia acontecido no tribunal e a cantora sair de lá aos prantos, os fãs criaram a hastag #FreeKesha pra prestar solidariedade a moça.

Muitos famosos se manifestaram sobre o assunto em suas redes sociais, incluindo Demi Lovato, Taylor Swift, Janelle Monae, Lady Gaga, entre outros.

foto

Após o julgamento a equipe de Dr. Luke disse que a acusação de estupro não entrou no processo e que Kesha estaria mentindo pra ganhar atenção e conseguir a anulação do contrato de assim bônus financeiro.

Opinião pessoal:

Já faz um tempo que vemos Kesha tentando lidar com seus problemas em silêncio. E apesar de dolorosa, a decisão que ela tomou irá definir um novo rumo pra sua carreira.

Estupro não é brincadeira! É muito fácil acusar a vítima. A Kesha não tem que provar que foi estuprada, mas Dr. Luke que deve prova que não estuprou.

Outras contratadas do produtor já disseram sobre seu temperamento agressivo e abusivo. É triste ver a indústria sendo prioridade e não a saúde mental e física da cantora.

No processo ela diz que “não tem mais condições psicológicas e físicas de trabalhar com Dr. Luke”. O que as pessoas estão aguardando? Uma carreira destruída? Tentativa de suicídio? Infelizmente o que vemos aqui é lucro antes da vida.

No mais só nos resta aguardar o fim desta situação.

Créditos: Todas as imagens usadas neste post foram retiradas do google imagens.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 thoughts on “Entenda o caso Kesha x Dr. Luke

  • Gabriela Muniz

    Bom post, miga! Essa situação de Kesha me deixa muito triste…e pra piorar, o Buzzfeed perguntou pra 20 artistas (entre eles, as que mandaram mensagens de apoio pra Kesha) se eles continuarão a trabalhar com o Dr. Luke. Ninguém respondeu. Hipocrisia do mais alto grau!

    • nattanymartins Autor do post

      Difícil né Gabriela? As pessoas se posicionam com as coisas quando convém. Triste demais.
      Também fico muito triste com a situação dela, porque isso acontece todos os dias com milhares de mulheres. Já parou pra reparar que denuncia de estupro sempre acaba na mesma? A vítima tem que provar que ela foi realmente violentada. E não o contrário. Ninguém dá crédito pra denúncia que já é beeem difícil de ser feita. Nessas condições, quem não ficaria com medo de denunciar? 😮