Tudo o que você precisa saber sobre umectação 6 comentários


Hello Pipol, tudo bem com vocês?

Você já ouviu falar em umectação? Ainda não? Hoje eu trouxe tudo o que você precisa saber sobre essa técnica indiana milenar (por isso elas tem aqueles cabelos brilhantes maravilhosos!) que chegou no Brasil há um tempo, e já é o queridinho das mulheres.

O que é umectação:

Umectação

 

substantivo feminino
ato ou efeito de umectar, de tornar úmido; umidificação.

Nada mais é que dar um banho de óleo no seu cabelo massageando da raiz até as pontas.

Quais óleos usar:

Para essa técnica são utilizados óleos vegetais (óleos extraídos das plantas e/ou suas sementes) e 100% naturais, como: babosa, coco, rícino (mamona), e até mesmo azeite de oliva.

95908aa0eca1114a913738c877794689

Como fazer:

Existem duas formas de se adaptar.

1- Passar no cabelo sujo, ou seja, antes de lavar (pré-pool): Parece um pouco bizarro no começo, mas logo a gente se adapta a ideia. Após deixar o óleo agir por algumas horas, lavar o cabelo normalmente e finalizar conforme sua preferência.

2- Passar no cabeça um dia antes de lavar: outra ideia que parece malucona, mas acredita em mim, funciona! Desta forma o óleo age de forma melhor nos fios capilares por ter “mais tempo” pra agir.

Porque o cabelo precisa estar sujo:

A umectação segue o oposto das hidratações que já conhecemos, que são feitas após a aplicação do shampoo. Isso acontece, porque o óleo não tem o poder de “penetrar” nos fios, como os cremes fazem em uma hidratação comum, por isso não tem necessidade do cabelo estar limpo.

Outro motivo, é porque os óleos vegetais são insolúveis em água, ou seja, só água não tem o poder de retirar o excesso de resíduo.

Algumas pessoas optam por fazer a umectação com o cabelo limpo, isto também não é errado.

De forma geral EU ACREDITO (opinião pessoal, ok?) que a melhor forma de fazer é no cabelo sujo, assim retiramos o excesso de óleo na lavagem e não corre o risco de ficar com as madeixas oleosas. O que queremos é brilho, proteção e saúde, e não um aspecto oleoso no cabelo.

Fazer a umectação no cabelo limpo pode beneficiar pessoas que tem o cabelo muito seco. Lembrando que de qualquer forma, é necessário lavar o cabelo depois para retirar o excesso de produto. Suponhamos que você lavou o cabelo ontem e quer testar a umectação hoje. Você pode fazer sem preocupação, mas terá que lavar o cabelo novamente. Entendido?

Então deixo a dica: teste e encontre a melhor forma pra você!

Quais os benefícios:

A umectação hidrata bastante. sela as cutículas, e mantem a umidade dos fios, que dá aquele brilho maravilhoso.

Outro benefício é que os óleos usados na técnica são 100% naturais e não corre o risco de dar alergia, irritação, vermelhidão, coceira etc.

7aaca722fff232b525f9f47bf7e91ed7

Recomendações:

A técnica é recomendada para todos os tipos de cabelo, e pode ser feita uma vez por semana, ou quinzenalmente.

Dicas:

  • Não é interessante aplicar o óleo muito perto da raiz, porque ela é sempre mais oleosa que o resto do cumprimento. Isso acontece, porque é no couro cabeludo que estão as glândulas que produzem oleosidade e não nos fios.
  • Curta a massagem. Capriche na hora de massagear as mechas, pois são elas que fazem a diferença.
  • Se quiser diferenciar um pouco, esquente o óleo no microondas antes de passar no cabelo (cuidado com queimaduras, ok? É apenas para amornar o óleo e não ferver).

Créditos: Todas as imagens utilizadas neste post foram retiradas do site pinterest.

Agora sim! Você já está pronta pra se jogar de cabeça na umectação e ficar maravilhosa!

Espero que tenha gostado dessas informações.

Beijos e até a próxima 😉


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 thoughts on “Tudo o que você precisa saber sobre umectação

    • nattanymartins Autor do post

      Oi Roberta, o óleo age na parte de fora dos fios e na raiz (quando aplicado como as indianas fazem). Ao invés de penetrar no fio pra hidratar, ele sela a cutícula e mantem a hidratação protegido no cabelo.
      Algumas pessoas optam por hidratar o cabelo e em seguida fazer a umectação.
      Se formos analisar a grosso modo, a umectação funciona bem na função estética (deixa o cabelo brilhoso, macio) porém não é suficiente pra deixar o cabelo bem hidratado, por isso é bom intercalar entre as hidratações.
      Isso que eu disse acima, foi como eu percebi o funcionamento da umectação, o meu conhecimento sobre a estrutura do cabelo é bem básica. Portanto, não tem nenhuma verdade absoluta, tá? hahaha’

      Beeijos e até mais 😉